CONVITE:
A Comunidade da Aldeia Awa Porungawa Dju, da etnia Tupi Guarani (Nhandewa), convida você para vivenciar momentos inesquecíveis, deixando de lado sua rotina, ficando com os pés no chão e sentindo a natureza ao nosso redor.
Durante o período os convidados terão a oportunidade de aprender e vivenciar as tradições indígenas, experimentar a culinária local, além de poder brincar, dançar, ouvir e cantar lindas canções.
Serão momentos de troca, onde todos estarão aprendendo, ensinando e podendo ver que “outro mundo” é possível. Venha fazer parte desta linda história!
LOCALIZAÇÃO DA ALDEIA:
A Terra Indígena Piaçaguera, da etnia Tupi Guarani (Nhandewa), está situada na divisa dos municípios de Itanhaém e Peruíbe, no litoral de SP. A Aldeia Awa porungawa Dju está localizada de frente à praia deserta, cercada pela Mata de Restinga preservada e uma paisagem paradisíaca. A Aldeia é de fácil acesso e está a 2 km da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega BR 101.
CRIANÇAS:
As crianças devem participar da Vivência na Aldeia. O local é seguro e a ideia é construir um mundo novo e isto precisa começar o mais cedo possível. Tragam seus alunos e venham conhecer a sinceridade, a alegria e a essência das crianças indígenas.
ATIVIDADES OFERECIDAS:
As atividades serão aplicadas de acordo com o tempo de permanência na aldeia e a faixa etária dos alunos.
Boas-vindas: É o momento de sua chegada, inserção na aldeia. É a recepção indígena com suas apresentações culturais com cantos e danças, festejando e abençoando os momentos que estão por vir.
Conhecendo a aldeia: Os convidados terão a oportunidade de conhecer a estrutura e os ambientes da Aldeia.
Atividades de integração: As atividades lúdicas propõem uma aproximação maior entre os convidados e também com a comunidade indígena.
Brincadeiras: Os convidados terão a oportunidade de receber a pintura facial indígena, poderão brincar com a zarabatana, arco e flecha, e outras brincadeiras tradicionais indígenas.
Perguntas e curiosidades: Os indígenas estarão abertos para essa incrível imersão cultural onde os convidados poderão entender o dia a dia e a verdadeira história contada por eles.
Língua Tupi Guarani: Professores indígenas passarão noções básicas sobre a língua Tupi Guarani.
Fitoterapia Indígena: Os convidados participarão de uma oficina sobre as ervas e raízes utilizadas como remédios naturais pela comunidade.
Trilha Interpretativa: Guiados por indígenas, os convidados irão vivenciar uma atividade dentro da Mata de Restinga para conhecer a vegetação utilizada pelos indígenas, como as ervas medicinais, as plantas comestíveis, vegetações utilizadas nos artesanatos, vestuários e construções.
Sobrevivência na mata: Noções básicas sobre técnicas indígenas de sobrevivência na mata: Orientação e caminhando na mata; Usando o fogo; Procurando e consumindo água; Procurando, preparando e consumindo alimentos; Fazendo abrigo; Plantas utilizadas; Liderança e trabalho em equipe; Técnicas e simpatias em primeiros socorros; Transporte de vítima.
Atividade Livre: Você terá a oportunidade de conhecer detalhadamente a aldeia, sua comunidade e a natureza ao redor.
Encerramento: Em agradecimento, os indígenas apresentarão seus cantos e danças, festejando e abençoando sua vida com sentimento e emoção que deixará muitas saudades dos novos amigos.
Escolas na Aldeia
CONTATO